POÇO BRANCO: DNOCS REDUZ DE 60 PARA 30 DIAS A ABERTURA DAS COMPORTAS DA BARRAGEM



Comportas deveriam ser abertas  sexta-feira (10), e deveriam ficar assim por dois meses, durante a audiência pública tensa, pescadores e lideranças conseguiram vitória sobre o DNOCS.





Barragem de Poço Branco, em município de 15 mil habitantes na região do Mato Grande, está fechada desde maio


Depois de ser adiada por pressão de lideranças de pescadores, a abertura das comportas da barragem de Poço Branco, município de 15 mil habitantes na região do Mato Grande, fechada desde maio, finalmente deve acontecer nesta sexta-feira, 10, para alegria da população rural que sofre com a falta de água abaixo do açude.

Mesmo assim, depois de uma audiência pública que se arrastou até tarde da noite na Câmara Municipal de Poço Branco, ocorrida nesta terça feira-feira,7, os líderes de uma colônia de 180 pescadores, que exploram os peixes e o camarão ali, conseguiram com que o Departamento de Obras Contra a Seca (DNOCS), responsável pela administração da represa de contenção, reduzisse o tempo de abertura das comportas de 60 dias para 30 dias para, então, reavaliar a capacidade da barragem, que hoje é de apenas 6%.
O Portal Agora RN/Agora Jornal não conseguiu contato com o superintendente regional do DNOCS no Estado, José Eduardo Alves Wanderley, que esteve na audiência pública, para comentar a decisão. Outras fontes que participaram do encontro relataram um clima tenso por parte dos pescadores, que se beneficiam de camarões, tilápias, traíras e curimatãs que brotam nas águas da barragem de Poço Branco, construída originalmente para evitar enchentes na região e perenizar o rio Cearamirim.
As comportas deveriam ser abertas no último dia 6, liberando 27 mil litros por minuto, vazão suficiente para não prejudicar o atual nível da barragem que é de 8,5 milhões de metros cúbicos. A capacidade total é de 136 milhões de metros cúbicos.

Numa reunião realizada no começo do mês na Secretaria da Agricultura e Pesca do Estado ficou decidido que, além da abertura das comportas, o Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn) ficaria responsável pela medição e avaliação do manancial que, pela salinidade, não se presta ao consumo humano, mas pode perfeitamente dar de beber e ajudar na formação de capim aos animais e ser usado em outras atividades pela população.
Os pescadores criticam que não tenha se levado em consideração a atividade de pesca artesanal que formou ao redor da barragem de Poço Branco, apesar da função inicial do reservatório ser de contenção das águas e perenização de um rio, evitando as enchentes registradas no passado que prejudicavam a fruticultura na região.
Mas um ponto em especial notado durante a audiência pública foi a intransigência dos pescadores em defender a não abertura das comportas, tendo em vista que em dezembro começa o período de defeso e eles ficarão impossibilitados de pescar ali por mais três meses.
Defeso é uma medida para proteger os organismos aquáticos durante as fases mais críticas de seus ciclos de vida, como a época de sua reprodução e favorece a sustentabilidade do uso dos estoques pesqueiros

Postar um comentário

0 Comentários